quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Autismo


O que é Autismo?

Sinônimos: Transtorno de desenvolvimento pervasivo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que aparece nos três primeiros anos de vida. O autismo afeta o desenvolvimento normal do cérebro relacionado às habilidades sociais e de comunicação.

Causas
O autismo é uma doença física vinculada à biologia e à química anormais no cérebro. As causas exatas dessas anomalias continuam desconhecidas, mas essa é uma área de pesquisa muito ativa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que leva ao autismo. Os fatores genéticos do autismo parecem ser importantes.

Autismo e vacinas
Muitos pais têm medo de que alguma vacina não seja segura e que possa prejudicar seu bebê ou criança com autismo. Eles podem pedir ao médico ou enfermeira que esperem ou até mesmo recusar a aplicação da vacina. No entanto, é importante pensar também nos riscos de não vacinar a criança. Concluíram que os benefícios das vacinas são maiores do que os riscos.

Quantas crianças têm autismo?
O número exato de crianças com autismo é desconhecido. Um relatório publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA sugere que o autismo e seus distúrbios relacionados são muito mais comuns do que se imaginava. Não está claro se isso se deve a um aumento na taxa da doença ou à maior capacidade de diagnóstico do problema. O autismo afeta 3 a 4 vezes mais meninos do que meninas. 
Exames
Todas as crianças devem fazer exames de desenvolvimento de rotina com o pediatra. Podem ser necessários mais testes se o médico ou os pais estiverem preocupados. Para autismo, isso deve ser feito principalmente se uma criança não atingir os seguintes marcos de linguagem:
  • Balbuciar aos 12 meses
  • Gesticular (apontar, dar tchau) aos 12 meses
  • Dizer palavras soltas antes aos 16 meses
  • Dizer frases espontâneas de duas palavras aos 24 meses (não só repetir)
  • Perder qualquer habilidade social ou de linguagem em qualquer idade

Essas crianças poderão fazer uma avaliação auditiva, teste de chumbo no sangue e teste de triagem para autismo (como a lista de verificação de autismo em crianças [CHAT] ou o questionário para triagem de autismo). Uma avaliação de autismo normalmente inclui um exame físico e neurológico completo. Pode incluir também alguma ferramenta de exame específica, como:
  • Entrevista diagnóstica para autismo revisada (ADIR)
  • Programa de observação diagnóstica do autismo (ADOS)
  • Escala de classificação do autismo em crianças (CARS)
  • Escala de classificação do autismo de Gilliam
  • Teste de triagem para transtornos invasivos do desenvolvimento.

O autismo inclui um amplo espectro de sintomas. Portanto, uma avaliação única e rápida não pode indicar as reais habilidades da criança. O ideal é que uma equipe de diferentes especialistas a avalie a criança com suspeita de autismo. Eles podem avaliar:
  • Comunicação
  • Linguagem
  • Habilidades motoras
  • Fala
  • Êxito escolar
  • Habilidades de pensamento

Às vezes, as pessoas relutam em fazer o diagnóstico porque se preocupam em rotular a criança. No entanto, sem o diagnóstico, a criança pode não receber os tratamentos e os serviços necessários. 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dia Positivo INACE

Foi realizado neste sábado dia 11 no Marina Park Hotel o Primeiro Dia Positivo da INACE, esse dia teve o intuído de integrar e estreitar os laços entre os setores e expor tudo que foi feito de positivo no decorrer do ano de 2013. O evento iniciou-se com a recepção dos colaboradores com entrega de kits e credenciamento. Logo após houve um coffee break, onde os colaboradores puderam interagir uns com os outros promovendo assim um clima agradável de descontração e harmonia entre todos. Após o termino do café todos fora direcionados ao salão para dar inicio as apresentações com um vídeo de abertura feito com as fotos dos colaboradores onde se deu inicio as palestras. Todas as palestras foram elaboradas para mostrar o crescimento contínuo das melhorias que estão ocorrendo na INACE e posteriormente houve uma homenagem pela diretoria (D. Flávia de Barros) aos colaboradores que se destacaram com inovações, perseverança otimismo no ano de 2013: Marcio Igreja, Ronaldo Maciel, Arthur Doering, Igor Sousa, Allexandre Rerison, Micherlene Alves, Alex, Adalberto, Barbosa.  Finalizando as palestras, contamos ainda com uma apresentação teatral e dinâmicas com pequenos brindes que elevou ainda mais o clima de descontração e alegria entre os participantes. E para encerrar foi oferecido um belíssimo almoço de confraternização a todos com sorteio de presentes, assim todos se divertiram e aproveitaram uma manhã agradável de informações, descontração e entretenimento.






















segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dor no joelho: cuidados ao escolher o exercício físico

 
É preciso atenção para evitar que os movimentos executados piorem a lesão.
As dores e lesões crônicas nos joelhos estão cada vez mais comuns, principalmente em função do crescimento recente do número de corredores. Mas, ao contrário do que se pensa, os exercícios físicos não são contraindicados para quem sofre com o problema, desde que sejam realizados com cautela, atenção e supervisão. É muito importante que os músculos que atuam sobre o joelho - estabilizando a articulação ou promovendo seus movimentos - sejam sempre exercitados, a fim de melhorar o funcionamento da estrutura. Mas a disfunção envolvida deve ser sempre levada em consideração para que não haja piora da dor ou da lesão.
Os melhores movimentos
Além da costumeira indicação de hidroginástica - uma boa opção por não gerar impacto no joelho - outros exercícios podem ser realizados fora da piscina. Eles devem, antes de tudo, levar em consideração a causa da dor no joelho. Os mais seguros são os que fortalecem os músculos da parte anterior da coxa (quadríceps), os músculos da parte posterior da coxa (isquiotibiais) e que não envolvem o movimento do joelho, como exercícios de SLR (do inglês, Straight Leg Raise - elevação da perna estendida). Exercícios apenas de contração dos músculos, os isométricos, feitos sem dobrar o joelho, também são boas opções. Exercícios com pequenos ângulos de movimentação do joelho podem ser realizados sempre com supervisão, já exercícios de agachamento ou com grandes angulações de movimento são contraindicados, pois podem agravar as dores e a lesão.
Natação
A natação é conhecida por ser um exercício livre de impacto sobre as articulações, no entanto ao fazer o movimento de flexão e extensão do joelho é necessário vencer a força da água. Se feito de forma intensa ou por um tempo prolongado, esse movimento pode desencadear dores ou até mesmo lesões. O praticante de natação deve ter muita atenção aos exercícios de perna, principalmente quando estiver praticando o estilo peito onde os joelhos recebem fortes cargas de movimentos articulares de rotação e flexão.
Musculação
A musculação pode ser realizada, desde que seja feita com supervisão de um profissional capacitado a avaliar, identificar as causas da dor no joelho e que se utilize dos exercícios de fortalecimento como forma de tratamento, visando melhorar a disfunção e a dor no joelho.
 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Os Arquivos de Deus


Os contos de Os Arquivos de Deus versam sobre místicos e mistérios, vida e morte. Falam de busca de sentido e transcendência, do pro-saico e do sublime, do convívio humano com seus mais densos enigmas. O profano e o sagrado no cotidiano. Deus é a Memória do Universo, de cuja essência participamos, na ex-pectativa de um dia absorvê-la. Somos fração de um enredo sem fim, cuja trama alimentamos, desconhecendo-a, desde Adão. Eis o que expõe o conto inicial, que dá nome ao livro. Os Arquivos de Deus mesclam mistério e cotidiano, eterno e efêmero, mostrando a relação íntima de ambos. O prosaico e o sublime companheiros de jornada do ser humano. Não importa o cenário, a época ou a etnia: o Sagrado está tão próximo e acessível como a mais banal circunstância. Dentro dessa lógica, como o rabino e cabalista sefardi Abraão Abu-láfia, a mártir cristã Dorotéia e o Padre Antonio Vieira; de personagens obscuros em quem não prestamos atenção; e de figuras arquetípicas, que cumprem missão mesmo sem o saber.

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. 
Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. 
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. 
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez 
com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente... 

Para você, Desejo o sonho realizado. 
O amor esperado. A esperança renovada. 
Para você, Desejo todas as cores desta vida. 
Todas as alegrias que puder sorrir. 
Todas as músicas que puder emocionar. 

Para você neste novo ano, 
desejo que os amigos sejam mais cúmplices, 
que sua família esteja mais unida, 
que sua vida seja mais bem vivida. 

Gostaria de lhe desejar tantas coisas... 
Mas nada seria suficiente... 
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos. 
Desejos grandes... 
e que eles possam te mover a cada minuto,
no rumo da sua FELICIDADE!!!"
Carlos Drummond de Andrade